Desde a última
sexta-feira, dezenas de escritórios de contabilidade de Londrina estão com
sérios problemas para cumprir com as obrigações dos seus clientes relacionadas
ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O motivo é que o
canal eletrônico da Caixa Econômica Federal, o Conectividade
Social, está ''travado'' para transmissão de dados, não permitindo nenhum
tipo de operação pelo site, como a emissão da guias para pagamento ou a
rescisão de contratos para que o fundo de garantia seja liberado. O novo
sistema está funcionando de forma definitiva desde o dia 1º de junho, sendo que
as empresas do País foram obrigadas a comprar um certificado digital nos termos
do Serviço Nacional de Certificação Digital.
O canal antigo
(Conexão Segura), antes da certificação digital entrar em vigor, funcionava da
seguinte forma: via disquete, o contador ia até a Caixa Econômica realizar as
movimentações. Agora, este sistema antigo só vale para empresas enquadradas no
Simples Nacional com até 10 colaboradores.
O coordenador do
Grupo de Estudo Trabalhista (GET) de 45 escritórios de contabilidade de
Londrina, Mario Sergio Curti, comenta que, teoricamente, o Conectividade Social
traria mais segurança e agilidade para os escritórios e seus clientes. ''As
empresas investiram muito para se enquadrar ao novo canal, através da
certificação digital e agora, há três dias, ele simplesmente não está
funcionando'', salienta o contador.
Ele explica que
nenhum tipo de operação é permitida, desde a transmissão de arquivos para que a
guia do FGTS seja emitida até operações que envolvem a rescisão de contratos.
''Nossos clientes querem a guia para pagar os impostos devidos. Se atrasam, vão
ter que arcar com mais este ônus, que inclui juros e multas. Inclusive, o
recolhimento em atraso da guia pode até fazer com que o Ministério do Trabalho acabe
realizando uma fiscalização nas empresas.''
O contador
Valdecir dos Santos, que também faz parte do GET, relata, inclusive, que os
escritórios de contabilidade ficam em uma ''saia justa'' junto aos seus
clientes. ''Além do prejuízo financeiro, há um prejuízo moral com as empresas.
Nós não estamos conseguindo entregar nossos trabalhos a eles de forma
eficiente. Vale dizer que cliente comprou um certificado digital e fez a
outorga para gente.''
Como o problema
abrange todo o País, na tarde de ontem, o presidente da Federação Nacional das
Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento,
Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, se reuniu com os
representantes da Caixa, em Brasília.
Segundo nota da
Fenacon, a equipe da Caixa reconheceu o problema na administração de fluxo de
informações e ''está colocando a Opção de utilização do sistema
antigo, usando as senhas disponibilizadas no padrão AR (disquete), de forma a
solucionar temporariamente o problema''. Dessa forma, as empresas poderão
optar, também, pelo antigo canal de conectividade. Ainda segundo as
informações, até as 15h de ontem, 350 mil senhas antigas já haviam sido
recuperadas.
A Caixa comunicou
ainda que emitirá hoje um comunicado oficial sobre o problema.
Fonte: Folha Web
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