Com 27
milhões de empresários ou de pessoas envolvidas na concepção de um negócio
próprio, o Brasil é o terceiro colocado em número de empreendedores entre os 54
países mais importantes do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Somente em 2012 foram criadas mais de 1 milhão de empresas em território
brasileiro. São Paulo é o estado com o maior número de novos negócios, mais da
metade no setor de serviços.
Com
o objetivo de contribuir para manter o alto índice de empreendedorismo, o
Sindicato das Empresas de Contabilidade e Assessoramento no Estado de São Paulo
(SESCON-SP) preparou uma lista com 15 dicas que podem valer o sucesso de um
empresário iniciante.
"O
Brasil é um país cheio de burocracia. Para superar os obstáculos é preciso
foco, profissionalismo, conhecimento e cautela para conquistar mercado, fazer a
empresa crescer e ganhar credibilidade", afirma José Maria Chapina
Alcazar, presidente do SESCON-SP.
1. Identificação do
negócio
Inicialmente, identificar uma vocação e um desejo é importante
porque é fundamental trabalhar com satisfação e não somente para ganhar
dinheiro. "Buscar uma área de sua afinidade é um bom começo",
aconselha Chapina Alcazar.
2. Conhecer bem a área de
atuação
Definido o segmento, é importante obter o máximo de conhecimento
sobre o futuro negócio. Segundo o presidente do SESCON-SP, é preciso observar a
atuação da concorrência, pesquisar se o local não está saturado, identificar os
hábitos e a carência dos consumidores. "É importante também mapear
oportunidades e dificuldades, participar de cursos, palestras e buscar
capacitação sobre todas as questões que envolvem o nicho específico e o
empreendedorismo em geral."
3. Plano de negócios
Com os dados colhidos na pesquisa, elaborar um plano de negócios
mais claro e detalhado possível, documentando estratégias para concretizar os
objetivos: aspectos financeiros, administrativos e de marketing. "Este
documento servirá como guia para o empreendedor."
4. O apoio da
Contabilidade
O auxílio de uma boa assessoria contábil no momento de abertura do
negócio é fundamental. Ela apontará os meios para a formalização do negócio em
âmbito municipal, estadual e federal. "O contador profissional ajudará no
planejamento e indicará caminhos para a legalidade, o crescimento e o sucesso.
Independentemente do porte da empresa, não se pode abrir mão da escrituração
contábil, uma poderosa ferramenta do Estado para fiscalização e para tomadas de
decisão do empresário", garante Chapina Alcazar.
5. Formalização
A formalização é mais que uma questão legal. Uma empresa informal
fica de mãos atadas, sem oportunidades de crescer. De acordo com o presidente
do SESCON-SP, "legalizada, a organização pode trabalhar sem preocupação
com fiscalização, tem acesso facilitado a créditos, pode participar de
concorrências e ganha a credibilidade do mercado".
6. Ponto adequado
Antes da aquisição ou locação do imóvel onde a atividade será
exercida é preciso verificar se não há desacordo com a legislação de zoneamento
da cidade ou se o "habite-se" está alinhado à atividade. Caso
contrário a empresa terá problemas para obter a licença de funcionamento.
7. Escolha adequada do
regime de tributação
Ao optar acertadamente entre os regimes de apuração de tributos do
Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, as empresas conseguem reduzir
significativamente a sua carga tributária. Esta escolha deve sempre levar em
consideração o orçamento e o resultado desejado pelo empreendedor, não deixando
de considerar o custo de todos os tributos incidentes sobre a atividade,
mercadorias comercializadas e despesas com salários, por exemplo. Chapina
Alcazar adverte: "é importante lembrar que nem sempre a melhor opção é o
sistema simplificado".
8. Controles internos de
gestão
Ao lado da escrituração contábil, a adoção de controles internos
de gestão é essencial para o negócio e necessária para a boa prestação de
contas ao fisco. Controle de estoque, do quadro de colaboradores, de caixa e
outros auxiliam as tomadas de decisão.
9. Controle do fluxo de
caixa
O empresário precisa ter atenção especial ao fluxo de caixa,
sempre contabilizando os recursos que serão destinados aos impostos, ao
pagamento de funcionários, décimo terceiro e reserva para emergências. É
preciso entender a sistemática do mercado e do nicho de atuação nas compras a
prazo, sempre trabalhando com prazos que permitam que o montante das vendas
entre em caixa antes do vencimento das compras. "Questão vital neste item
é nunca envolver dinheiro da pessoa física no negócio", alerta o
presidente do SESCON-SP.
10. Qualidade
É preciso sempre investir na qualidade, tanto nos serviços como no
atendimento. Para Chapina Alcazar, muito mais importante do que conquistar
novos clientes é fidelizar os atuais."Serviços de excelência sempre fazem
o cliente voltar."
11. Profissionalização
Não importa o tamanho da empresa, a prioridade é a
profissionalização do negócio. Além de criar condições para solidez e
crescimento, esta medida é fundamental visto que a evolução da inteligência
fiscal brasileira permite inúmeras possibilidades de cruzamento de dados e
exige uma postura cada vez mais séria do novo empresário.
12. O que é lucro? Utilize
comparativos
A realização de um orçamento trimestral ou anual constitui uma
grande ferramenta para o empreendedor, pois permite análises e comparações mês a
mês, além da adoção de medidas para que o giro de produtos e serviços possa
cobrir despesas como taxas, tributos, aluguel, assessorias, entre outros.
Demonstração simplificada:
* Vendas do mês - compras do mês = lucro bruto
* Lucro bruto - despesas gerais = lucro líquido
Dessa forma, o lucro líquido fica disponível para novos
investimentos na empresa ou para divisão entre os sócios.
13. Invista na equipe
A equipe de colaboradores pode ser fator de sucesso ou de fracasso
do novo empreendimento. "Contrate pessoas que querem crescer, motive e
ofereça treinamento. Envolva a equipe em seus objetivos e metas",
acrescenta Chapina Alcazar.
14. Inquietação
A inquietação motiva o crescimento. "Estar atento às
novidades, ao comportamento do mercado e às mudanças de hábitos dos
consumidores é muito positivo."
15. Aprimoramento
O aprimoramento profissional é um item de ouro para trabalhadores
e também para o empreendedor. "É importante entender seus pontos fracos e
buscar aprendizado, além de investir em conhecimento, especialmente em
gestão", finaliza Chapina Alcazar.
Fonte:
Administradores.com
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