Os supermercados
vão propor que clientes que tiverem
que comprar sacolas recebam um vale no mesmo valor da embalagem, que poderá ser
descontado numa próxima compra. A medida procura compensar o consumidor pelo
fim das sacolinhas plásticas gratuitas. As sacolas vão custar de R$ 0,10 a R$
0,20, valor que será reembolsado.
As
medidas vêm em resposta ao Conselho Superior do Ministério Público, que na
quarta-feira concluiu que os lojistas deveriam criar condições para compensar
os clientes pela perda
do benefício de receber sacolinhas gratuitas.
Ontem,
oito de dez supermercados visitados ofereciam caixas de papelão aos clientes
sem alternativas.
A
Apas (Associação Paulista
de Supermercados) levará as novas propostas nesta sexta-feira ao Ministério
Público e ao Procon.
ENTENDA O CASO
Na
quarta-feira, o Conselho Superior do Ministério Público não aceitou o TAC (Termo
de Ajustamento de Conduta) assinado em fevereiro entre supemercados, Procon-SP
e Ministério Público que previa o banimento das sacolas plásticas dos
estabelecimentos.
Para
o conselho, o TAC não garantia o "equilíbrio entre fornecedor e
consumidor, no mercado de consumo, impondo só ao consumidor o ônus de ter de
arcar com a proteção do ambiente, já que terá de pagar pela compra de sacolas
reutilizáveis".
Segundo
o documento de recusa, nenhum ônus foi atribuido ao fornecedor, "a quem, muito pelo
contrário, tem se utilizado da propaganda de protetor do ambiente diante da
população".
OPÇÃO ÀS SACOLINHAS
Em
maio de 2011, supermercados e governo assinaram acordo para reduzir a
distribuição de sacolas. Desde abril, 1,1 milhão deixou de ser distribuído.
"Caso
a proposta não seja considerada adequada, os supermercados deverão oferecer uma
alternativa não onerosa ao consumidor para o acondicionamento das
compras", disse, em nota, o Procon-SP.
Procon-SP
e Ministério Público devem analisar nesta sexta-feira as medidas apresentadas
pela Apas.
Fonte: Uol
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