Quem se incomoda
com o aumento de volume repentino quando começa um comercial de rádio e TV vai
poder opinar sobre a questão até o dia 29 de maio, por meio de uma consulta
pública do Ministério das Comunicações, iniciada nesta terça (22)
Os ouvintes e telespectadores
que se incomodam com o aumento de volume repentino quando começa um comercial
de rádio e TV vão poder opinar sobre essa questão até o dia 29 de maio, por
meio de uma consulta pública do Ministério das Comunicações, iniciada hoje
(22). O objetivo é regulamentar a variação de volume entre a programação de
rádio e TV e os intervalos comerciais e estabelecer detalhes como a medição e a
fiscalização.
Pela proposta do
ministério, o áudio da programação e dos intervalos deve ser padronizado para
que a diferença entre eles não ultrapasse 1 decibel. Está prevista a coleta de
seis amostras de programação das emissoras em um intervalo mínimo de 24 horas
para verificar se há mudanças bruscas de volume.
A fiscalização das
variações ficará a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, em
princípio, só vai contemplar a radiodifusão aberta. Se a agência constatar uma
infração, a emissora terá 30 dias para padronizar seus níveis de áudio e quem descumprir o
prazo poderá ter a emissão dos sinais suspensa por até 30 dias.
O ministério vai
publicar a portaria com as novas regras até o dia 17 de julho e as emissoras
terão um ano para se adaptar. As contribuições para a consulta pública podem
ser feitas por meio do site do Ministério das Comunicações.
Fonte: Gazeta do Povo
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